segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A RESSURREIÇÃO DE CRISTO

“MAS, AGORA, CRISTO RESSUSSITOU DOS MORTOS E FOI FEITO AS PRIMICIAS DOS QUE DORMEM” (1 CO 15.20).
INTRODUÇÃO. Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa fé. Foi o que afirmou Paulo ao cristãos de corinto que, embora muito bem doutrinados(At 18. 1,11), ainda não criam na ressurreição do Filho de Deus. Por isso, o apóstolo escreveu o que viria a chamar-se o “Grande Capitulo da Ressurreição”. Nessas passagem, encontram-se as provas irrefutáveis da ressurreição de Cristo e as bases escriturísticas da glorificação dos santos ao ressoar da última trombeta.
                                           A DOUTRINA DA RESSURREIÇÃO.
“Morrendo o homem, porventura, tornará a viver?” (Jô 14.14). Esta pergunta milenar do patriarca Jô, foi plenamente respondida quando “Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem” (1 Co 15.20). Nas Sagradas Escrituras, a ressurreição dos mortos, tanto a dos salvos, como a dos perdidos, é uma doutrina de suma importância.
*Definição. A ressurreição pode ser definida como o retorno à vida de modo sobrenatural. A Bíblia afirma que os salvos ressuscitarão com um corpo transformado e glorioso (vv. 35-53), enquanto que os ímpios ressuscitarão com um corpo desprezível e vergonhoso (Dn 12.2).
        Cristo ressuscitou, retornando sobrenaturalmente à vida física (MT 28.9,17). Quanto aos outros casos de ressurreição descritos na Bíblia, foram temporários, vindo a pessoa a falecer mais tarde,
      De acordo com a Palavra de Deus, a ressurreição pode ser compreendida, também, como a conversão a Cristo (Ef 2.1,5,6; 2 Co 5.17).
*A ressurreição de Cristo é nossa garantia no presente.Quanto a isso, a Bíblia declara: “E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé” (v. 14). Mas, Ele ressuscitou e: “se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas” (At 1.3)
*A ressurreição de Cristo é a nossa garantia no futuro. “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem” (1 Co 15.19,20). A ressurreição dos que dormiram em Cristo, marcará o início da vida eterna de glória da Igreja com o Senhor no céu.
A PROFECIA DA RESSURREIÇÃO.
A verdade da ressurreição dos mortos permeou de forma maçante as escrituras hebraicas. As três principais são: Jô, Davi e Daniel.
*A profecia de Jô. Jô é considerado contemporâneo dos personagens do livro de Gênesis, numa remota antiguidade. Em seu livro, no capítulo 19 e versículos 25 a 27, o patriarca afirmou que após sua morte, ressurgirá e verá claramente o seu Redentor.
*A profecia de Daniel. Considerado o principal escritor apocalíptico do Antigo testamento, refere-se assim esse profeta: “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno” (Dn 12.2).
*A profecia de Davi. O rei Davi, que também era profeta, já antevia, por inspiração divina, que o Messias provaria a morte, mas haveria de ressuscitar dentre os mortos (Sl 16.10; At 2.34).
*A profecia do próprio Cristo. Em diversas ocasiões, o Senhor Jesus advertiu aos seus discípulos que Ele, haveria de ser entregue aos pecadores, e também morrer, a fim de resgatar a humanidade de seus pecados e iniqüidade. Todavia, iria ressuscitar ao terceiro dia (MT 16.21).
O FATO DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO.
A ressurreição de Jesus é um fato bíblico e comprovadamente histórico.
*O fato da ressurreição de Cristo. Assim o evangelista Lucas registra a ressurreição de Nosso Senhor: “E, no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado. E acharam a pedra do sepulcro removida, E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. E aconteceu que, estando elas perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois varões com vestes resplandecentes. E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entro os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia”, (Lc 24.1-6).
* A declaração da ressurreição de Cristo.Dentre as diversas declarações de fé do apóstolo Paulo temos a da ressurreição de Nosso Senhor: “Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dos mortos, segundo o meu evangelho; pelo que sofro trabalhos e até prisões como um malfeitor, mas a Palavra de Deus não está presa” (2 Tm 2.8,9). Nesta declaração, o apóstolo destaca a filiação divina do Filho de Deus (Jesus Cristo), sua filiação humana e real (descendente de Davi) e também declara ser Jesus o pleno cumprimento das Escrituras (“o meu evangelho”). Aqui temos uma incontestável evidencia da ressurreição de Jesus.
AS TESTEMUNHAS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO.
Conforme vemos na Palavra de Deus, a ressurreição de Jesus é um fato real e historicamente confirmado. Vejamos alguns desses testemunhos da ressurreição de Nosso Senhor.
*Os evangélicos. Todos os evangelhos atestam que Jesus precisou morrer para resgatar-nos do pecado, mas ressurgiu com mui grande poder e autoridade (MT 28. 1-10; Mc 16.1-8; Lc 24.1-12; Jô 20.1-10; Ef 1.19-22).
* Os Atos dos Apóstolos. Cumprimento as recomendações de Jesus, os discípulos foram a Jerusalém, a fim de esperar a descida do Consolador. Eles se dispersaram quando da morte do Senhor, mas após a sua ressurreição voltaram a Jerusalém. No capítulo 1 de Atos, os discípulos presenciaram a ascensão de Jesus ao céu. Após o derramamento do Espírito Santo no Dia de Pentecostes, o aposto Pedro, eloquentemente, pregou acerca da ressurreição de Cristo (At 2.22-32). Com base na ressurreição de Cristo, os seus discípulos levaram o Evangelho até aos confins da terra.
*Pedro e os doze.De acordo as testemunhas arroladas por Paulo, inicialmente o Senhor ressurreto foi visto por Cefas, também chamado Pedro, e em seguida pelos Doze (1 Co 15.5)
*Os quinhentos irmãos. Esses “irmãos”, mais de quinhentos, viram o Cristo ressuscitado (1 Co 15.6). A maioria destes ainda vivia quando Paulo escreveu esta epistola.
*Tiago. Era irmão natural de Jesus, Antes, ele não acreditava que Jesus fosse o Messias de Israel (João 7.5). Jesus, já ressurreto apareceu a Tiago, que veio a tornar-se uma das colunas entre os santos (Gl 2.9)
*Paulo.A última, aparição do Senhor ressuscitado foi testemunhada pelo apóstolo Paulo, conforme ele mesmo testifica (1 Co 15.8). A partir daí, o que muito perseguiu a Igreja, agora muito a defende, até mesmo com o risco da própria vida (At 20.28-38), São todos testemunhos irrefutáveis da ressurreição de Nosso Senhor. Como recusar tais testemunhos? Em um tribunal marcado pela seriedade, seriam prontamente aceitos.

Reflexão."A morte física não é a autoridade final de nossa existência. Pois, como Cristo ressuscitou pleno de vida e poder dentre os mortos, também venceremos as ânsias da morte para estarmos com o Senhor para sempre".

CONCLUSÃO.
Segundo a Palavra de Deus e os fatos nela revelados, o Senhor Jesus ressurgiu dentre os mortos. Ora, se Cristo ressuscitou, também ressuscitaremos quando do soar da última trombeta, anunciando o arrebatamento da igreja. Foi o que o apóstolo deixou claro aos irmãos de Corinto (1 Co 15.51-54).
A morte física não é a autoridade final de nossa existência. Pois, como Cristo ressuscitou pleno de vida e poder dentre os mortos, também venceremos as ânsias da morte para estarmos com o Senhor para sempre (1 Ts 4.17).



Nenhum comentário:

Postar um comentário